Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de julho de 2021

Além da conta.

De acordo com Auguste Comte, a razão não é capaz de operar a não ser pela via da experiência concreta. Todo esforço da ciência e da filosofia deveria se restringir, portanto, a encontrar as leis que regem os fenômenos observáveis. Um dos fundamentos comteanos diz que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.

Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política. A partir do exposto, observa-se que é inerente ao positivismo uma romantização da ciência, que atribuiu ao conhecimento científico uma onipotência não comprovada pela realidade. A propósito, para o positivismo, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. Entretanto, será que a ciência só resolve problemas? Ou também os criam!?

Ainda, para Comte, a caraterística mais importante da atividade científica é a produção de leis capazes de explicar os fatos. Contudo, hoje devemos refletir sobre o conhecimento da causa e dos efeitos desses fatos. Nem tudo que é cara é coração, nem tudo que está na altura dos olhos está orbitando, assim é necessário um olhar com mais perspectivas além do que de fato é.

Nesse sentido, por exemplo, analisa-se o fato de que existe o menor percentual de mulheres na política em comparação ao número de homens, mas isso ocorre porque mulheres são destituídas de ambição política eleitoral e não querem participar da vida política brasileira? Não, a partir desse fato exposto existe um além, e que no presente exemplo encontra-se como possíveis causas problemas sociais e culturais enfrentados pela mulher impedem e dificultam sua participação na vida política de forma efetiva.

No final, na “verdade” de um fato existe um além, este que demonstra a causa, e que nos tempos atuais são pertinentes para a investigação e melhor compreensão do que se deve levar em conta.

Gabriela S.F. Paulino - Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário