Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de março de 2013

O método cartesiano


         Na Idade Moderna, o racionalismo substituiu a filosofia tradicional. René Descartes, em sua obra "Discurso do Método" cria um método científico livre da misticidade da filosofia tradicional, sendo um dos responsáveis em inovar tal filosofia.   
         Em sua obra, o filósofo procura sempre duvidar de uma ideia já estabelecida para, posteriormente analisar minuciosamente a ideia fragmentada e então chegar a uma conclusão, bem como absorver outras culturas diferentes e se livrar de preconceitos; segundo ele, "diferenciar o verdadeiro do falso". Logo, vê-se que o autor preza pelo senso crítico, além de defender a ciência como instrumento de mudança. Esta ganha, então, uma nova roupagem: não mais contemplativa, agora ela é transformadora.
         Paralelamente à crítica do francês ao senso como, tal como nos tempos medievais a sociedade era fortemente influenciada pela Igreja, hoje esta é influenciada pelos diversos meios de informação existentes. Deste modo, é visível a contemporaneidade da obra, pois o senso crítico caminha junto à razão, criando uma interdependência.

Steffani de Souza - 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário