Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de março de 2013

     Francis Bacon, em sua obra "Novum Organum", questionava a utilidade da filosofia dos gregos, pois ele acreditava que era uma filosofia estéril, ou seja que era utilizada apenas como forma contemplativa do mundo. Ele vem revolucionar o pensamento da época propondo um novo método que buscava a transformação do mundo por meio da exploração e experimentação.
    Mas como produzir esse conhecimento e o que fazer com o conhecimento já produzido que até entao  que não teria nenhuma utilidade? Bacon propõe que a ciência deveria problematizar esse conhecimento já produzido, e ir além disso, buscar um sentido útil para ela através da experimentação tendo como guia a razão. O novo conhecimento deve ser obtido pela exploração e a experimentação sem limites em busca da interpretação da natureza.Para isso é preciso curar a mente de elementos os quais turvão a razão e que Bacon os denomina ídolos. Esses são falsas percepções do mundo que interferem na produção do conhecimento.
   Ao propor esse Novo Método de produção científica Francis Bacon revoluciona o pensamento da sua época, e hordiernamente é a base para produção científica do homem contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário