Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 11 de maio de 2014

Condicionando a Criminalidade

                      Grande sociólogo e filósofo Émile Durkheim teve grande participação na construção do método científico aplicado às relações humanas. Os estudos feitos por Durkheim apresentam grande tradição positivista, onde os fatos sociais, teriam uma função tida e específica dentro do todo, no caso a sociedade, tendo o agente, individuo sendo inferior ao todo, sociedade. Assim, a hierarquia da estrutura social é formada de tal jeito que o as estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações.
                       Durkheim coloca o seguinte em sua obra: "a primeira regra (da sociologia) e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas" onde segundo sua tese dessa forma seria possível analisar tais fatos de maneira racional. Tal pensamento, originado no positivismo científico, que nos permite a partir da aplicação de um método de analise fazer um estudo científico. 
                        Usando os conceitos de Durkheim e o texto apresentado pela Revista Carta Capital, em que apresenta como tema a criminalidade, sendo sua origem e seu tratamento ações sociais. Podemos suprimir a ação do indivíduo "desvirtuado" perante a sociedade, se observamos o contexto que ele se insere, assim como as adversidades e seu condicionamento de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário