Émile Durkheim foi um sociólogo francês, do século XIX,
que propôs diversas mudanças na forma de analisar a sociedade, em discrepância com
o pensamento de Comte, propondo novas reflexões acerca de uma sociedade
moderna. O fato social é o conceito base do pensamento Durkheiminiano,
correspondendo às maneiras de penar, agir e sentir de determinada sociedade,
não havendo leis gerais que regulam todo o agir social porém, as bases da organização
física e moral são as mesmas em todas as
sociedades, além de compreender uma forma de manter a sociedade em
funcionamento.
Para o sociólogo, a resistência a esses fatos é
seguida de sanções de caráter coercitiva,
que tem por função adequar as ações individuais do individuo aos princípios pregados
pela sociedade e suas regras comportamentais. Essa ação punitiva ocorre na maioria das vezes como
forma de isolamento social, constrangimento público, mas vale ressaltar que
para a sociedade Durkheiminiana a sanção tem a função de recuperar o ser social
para reinseri-lo na sociedade, ou seja , a sanção não tem função de excluir o ser transgressor , não sendo possível
a utilização da pena capital, uma vez que a sociedade somente funciona com todas suas células em
funcionamento.
Para Durkheim, a educação tem a função de forjar
novos seres sociais, impondo-lhes as regras e
visões de comportamento que são consideradas corretas pela sociedade, já
que se os indivíduos não seguirem esses fatos serão arrastados pela dinâmica social,
ou seja, todo processo educativo tem por função não promover maior conhecimento, mas sim alienar as células sociais
para seguirem irrefutavelmente o processo social, sem impor barreiras a ele.
Para a vida em sociedade, é necessário que os indivíduos aja visando o bem comum, abstendo-se de qualquer forma de individualismo, ocorrendo um prevalecimento
do ser coletivo sobre o ser psíquico e individual. Toda ação praticada pelo indivíduo reproduzem
apenas os hábitos forjados pela coletividade, reproduzindo os valor pregados
pelos fatos sociais.
Retornando à questão dos fatos sociais , percebemos
que sua explicação encontra-se em um
outro fato social, nunca em explicações individuais, sendo necessário explicitar
que os fatos sociais não são semelhantes a soma das consciências individuais uma vez que o grupo pena , senti e age diferentemente da maneira de pensar, agir e sentir de seus membro quando isolados.
O elemento humano do elemento social é definido por qualidades
da densidade dinâmica e da densidade material. A densidade dinâmica é deliberada
pelos liames éticos corriqueiros, representando a cerne da consciência coletiva,
enquanto a densidade material é determinada
pelo calibre de habitantes no mesmo espaço físico, mas também pelas probabilidades
de sua interface .
O meios sociais particulares formados por
instituições sociais são totalmente influenciadas pelas características da sociedade, pelas suas regras e fatos.
Vale ressaltar que Durkheim vai contra os princípios
de sociedade de Hobbes e Spencer, que afirmam respectivamente que , a sociedade
é a continuidade da vontade individual, e a organização social é intrínseca ao
indivíduo. Hobbes afirma que o individuo
nega sua vontade somente quando constrangido por uma força maior, já Durkheim
vai afirmar que a força da sociedade é criada pela vontade dos próprios himens
para constranger a si mesmos. Já Spencer, afirma que a liberdade garante a
organização, enquanto Durkheim, a coerção da sociedade emana da realidade, e da
condição dos homens.
Para analisar melhor a questão da educação para Durkheim, achei de grande valia utilizar um clipe de uma musica.
Gustavo Alarcon Rodrigues-1º ano Direito Matutino- Turma XXXI
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