Émile Durkheim foi considerado um dos pais da sociologia moderna, em uma de suas obras, “As regras do método sociológico" tratava sobre o que é fato social e como isso influencia a sociedade. Para ele qualquer tipo de conduta capaz de exercer um poder coercitivo no individuo é fato social. Mesmo após tanto tempo ainda é possível observar como suas teorias estão presentes no cotidiano do mundo atual.
Como em relação ao que se observa na notícia publicada pelo Portal GCN de Franca em São Paulo, nela há o avanço da Suécia sobre o tratamento de detentos, investindo em meios para que eles retornem a conviver em sociedade e garantindo êxito. Isso só prova que realmente a criminalidade é um fator social, pois aquele detento vai se tornar reincidente pela falta de opção que lhe é imposta ao ir para uma penitenciária somente punitiva, ou seja, sem o pensamento de como aquele indivíduo pode ser reinserido na sociedade.
Portanto, é possível observar, através do êxito alcançado pela Suécia, que a criminalidade é um fator social, como explica Durkheim, pois nela há uma conduta de toda sociedade capaz de exercer tal poder coercitivo, levando o indivíduo ao mundo dos crimes. Com isso, sua teoria se comprova até hoje, de maneira efetiva, mostrando que é necessário reavaliar muitos atos atuais.
Camilla Pires - 1º ano Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário