A sociedade, como complexa rede de relações sociais que é, pauta sua organização ao redor dos mais diversos pontos. A cultura, a economia, as relações interpessoais: tudo isso define o funcionamento daquela da forma adequada, adaptando-a a uma realidade definida em certo local durante determinada época.
Os homens estabelecem suas ações e seu modo de viver pautados na tal organização, colocando-se na solidariedade estabelecida na sociedade, tendo assim uma função social. A partir daí, a conjuntura passa a ampliar-se e evoluir, sempre de acordo com as inserções feitas pelos novos membros do grupo em questão.
Aí vê-se o necessário papel da escola: construir novos seres sociais, adequando-os ao todo social vigente e iniciando-os aos fatos sociais. É através da educação que se formam os novos seres sociais, tão necessários para o progresso da sociedade. Vê-se, portanto, que a educação vai além de um simples fato social: é o pré-requisito para a devida entrada na sociedade, para a participação efetiva no todo social.
Victor Bernardo C. Dantas
Turma XXXI - Direito Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário