Tido como pai da sociologia moderna, Émile Durkheim foi o primeiro a obter uma cadeira deste ramo em uma universidade. Seu pensamento é conhecido por partir de uma análise dos fatos sociais tratando-os meramente como "coisas".
A fim de se compreender sua obra de maneira mais ampla, é necessário adotar sua visão de que a sociedade é um todo integrado, sempre buscando manter a organização dos grupos que a compõe, porquanto uma sociedade em estado de anomia - ou seja, sem regras estabelecidas - tende a levar o ser humano ao desespero.
Em seus estudos, outrossim, defende que a totalidade de pensamentos, sentimentos ou ações de um indivíduo é nada mais que um reflexo da sociedade. Desta forma, tratar os chamados "linchamentos" através de uma perspectiva durkheimiana significa considerá-los como um comportamento estabelecido pela própria sociedade.
Por conseguinte, o indivíduo seria apenas parte da sociedade, a qual representa o todo, como estabelecer uma analogia entre um organismo biológico e seus órgãos. Assim, todas as suas ações são consumadas não a partir de um pensamento "exclusivo", mas sim por influência direta ou indireta do comportamento da sociedade em sua vida.
Caroline Verusca de Paula - 1º ano Direito Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário