Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 18 de março de 2014

        Direito a ter direitos


A indagação de qual seria a melhor definição de Direito é algo muito presente na sociedade, porém observa-se que uma grande parcela da população tem dúvidas ao tentar conceituar o termo, não por ser algo relativo e abrangente, mas por não ter o mínimo conhecimento do seu significado. Isso é algo que causa uma enorme preocupação, como pode alguém que mal sabe o que é Direito, devido a fatores como  a falta de informação, conhecer as leis, seus deveres e obrigações? Dessa forma, fica evidente que uma parcela significativa da população acaba sendo marginalizada, ou seja, o Direito acaba não atingindo toda a sociedade de forma igualitária, uns acabam se beneficiando em detrimento de outros.
Surge então o Direito dos excluídos, que vai muito além das leis escritas, pois parte de pessoas simples que buscam uma vida mais digna, mais justa, e assim 'criam' suas próprias normas e leis, visando viver bem em sociedade e almejando uma melhoria de vida. A partir de ações como essa, a população passa a ter noção do seu "direito a ter direitos", e essa descoberta aliada à reivindicação desses direitos, fazem com que o Legislativo se veja forçado a adequar as reivindicações das ruas à norma escrita, e o Judiciário nas interpretações das normas levar em consideração o clamor da sociedade.
        Isto posto, torna-se indispensável que a norma acompanhe a evolução da sociedade como um todo, especialmente a sua parte mais vulnerável, para que dessa forma as leis possam garantir de fato a todos os seus devidos direitos e proporcione uma verdadeira justiça.

Vitória Vieira Guidi - 1º semestre - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário