Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

Os Fatos Sociais e seus Desdobramentos


             Durante a consagração de qualquer ciência, a definição do objeto de estudo é de plena importância. Com a sociologia não foi diferente. Durkheim explora o fato social de diversos ângulos, permitindo uma definição do objeto de estudo sociológico satisfatória. Uma frase que exprime uma das ideias principais de sua obra As Regras do Método Sociológico é: “Quando, pois, procuramos explicar um fenômeno social, é preciso buscar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que desempenha”. Partindo disso, inicia-se uma analise profunda de causas e funções.

                    Primeiramente, os fins e os meios pelos quais os fatos sociais agem não se impõem de maneira indistinta a todos os homens. Seja pela posição social que o homem ocupa ou por aceitar mais facilmente essa pressão social, sem se rebelar contra ela, o que amplia a imposição do fato. Contudo, há uma regularidade espantosa na reprodução dos fatos em mesmas circunstâncias.

                   Os fatos sociais derivam da natureza humana, e produzem uma consciência coletiva, de tal forma que essa deixa de ser a soma das consciências individuais e adquire autonomia. Por isso, a causa determinante do fato social não deve ser buscada nas consciências individuais, e sim em fatos anteriores. Durkheim também defende a importância de se conceber o meio social como determinante da evolução coletiva.

                  Por fim, com essa definição limitativa dos fatos social permite-se a sociologia um entendimento mais abrangente dos fatos sociais e da coerção por esses exercida. De extrema importância na atualidade, tempo no qual cada vez mais grupos ditos excluídos se manifestam socialmente buscando aceitação e respeito, é entender as divergências entre a consciência coletiva e a individual e como isso amplia a coerção sobre indivíduos que não representam o modelo esperado de ser social. Durkheim não viveu o século XXI, mas, com certeza, em seu pensamento pode-se encontrar meios de se solucionar os problemas modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário