Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

Indivíduo x Coletivo



Em sua obra “As Regras do Método Sociológico”, Durkheim procura definir o método, o objeto de estudo e as aplicações das ciências sociais. E também define que o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais, constituindo-se em quaisquer formas de instigação sobre os indivíduos que são tidas como algo exterior a eles, possuindo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade.
Desta forma, o que importa para ele é a maneira na qual o indivíduo se porta na sociedade. Destacando-se então a coerção social – força que os fatos exercem sobre os indivíduos – que pode ser observada através de imposições das leis ou imposições sociais (respostas a condutas inadequadas devido à existência de valores e princípios além da lei). Acrescenta-se a isso ainda a ação dos chamados fatores “exteriores ao indivíduo”, que são aqueles que atuam sobre ele independentemente de sua adesão consciente ou vontade. Por exemplo, a educação, que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismo de coerção social, não no sentido de mudança mas no sentido de conservação da sociedade como esta se encontra.
Além disso, Durkheim fala sobre a generalidade, visto que todo fato que é geral, que se repete pelo menos na maioria dos indivíduos, é social. Esses acontecimentos manifestam sua natureza coletiva, ou seja, costumes, sentimentos comuns ao grupo, crenças ou valores. Sendo o homem para ele, portanto, nada mais que um produto da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário