Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

Delimitação do alvo de análise da Sociologia.



Em “As Regras do Método Sociológico”, Durkheim edifica o que é o fato social e classifica esse como objeto de estudo da sociologia influenciando os estudiosos do funcionalismo e do sistema social. Sendo que ele já existe anteriormente ao nosso nascimento, dificilmente conseguiremos mudá-lo a nossa vigor e exerce um poder coercitivo. Assim, ele destaca todas as formas de conduta que são exteriores ao indíviduo e efetuadas por uma força coercitiva que seria os modos de agir, pensar e sentir. 

Além disso, o autor afirma que a maioria de nossos pensamentos e costumes não é fabricada por nós, mas sim por influências de outros, porém, sem eliminar a personalidade individual de cada um. Por conseguinte, pode exemplificar os fatos socias como as normas jurídicas e morais da sociedade, as doutrinas religiosas, a organização econômica e até mesmo as tradições de um povo- e que se tornam um conjunto de regras empregadas a todos, independente da vontade de cada um. 

Com isso, os fatos sociais regulam comportamentos ao homem de maneira generalizada e de tal forma sua coerção permite o funcionamento da sociedade. Esses podem ser moldados a partir de três preceitos: a coercitividade- força da qual obriga o indivíduo a seguir normas e valores até então vigentes, sendo que os que vão contra as manifestações coercitivas recebem o desprezo social; a exterioridade- classifica como fatos exteriores ao ser humano que independe de sua consciência e possuem existência imaterial; e a generalidade- fatos coletivos que penetram toda a sociedade da qual representam. 

 

Júlia Xavier Rosa da Silva- Direito Diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário