Karl Marx e Friedrich Engels são os principais teóricos do Marxismo. Diferentemente de Engels, um árduo idealizador, Marx acreditava que era preciso partir primeiro da realidade concreta para depois interpretar as ideias. Desse modo, para ele a história é entendida a partir das condições materiais e das relações de produção. Esse ponto que Marx traz é muito importante, pois, realmente ao logo da história (seja ela brasileira ou global) verifica-se grupos sociais em diferentes posições de vantagens e desvantagens devido as suas condições materiais e sociais. A exemplo disso, pode-se citar a dominação econômica e social exercida pelos donos de fábricas sob os trabalhadores/ operários durante a Revolução Industrial.
Entretanto, percebe-se que esse pensamento de dominação material e social não se estagnou ao falar da Revolução Industrial. Ele permeia varias outras relações sociais e pode ser utilizado para entender as dominações históricas e o modo como se deu o desenvolvimento de cada sociedade. No Brasil, por exemplo, houve uma violenta colonização e exploração dos povos originários pelos portugueses e posteriormente o controle e supremacia total da Coroa Portuguesa sob as terras e os indivíduos. Aqui, claramente percebe-se uma discrepância de poderio econômico (material), politico e social; uma dominação por um grupo socialmente abastado materialmente e socialmente. Claramente, essa concepção marxista também explicita uma enorme desigualdade socio-econômica.
Até os dias de hoje, tal concepção é utilizada para explicar a luta de classes, que ainda existe em um cenário global e reflete tamanha desigualdade. Além disso, com a globalização, a tecnologia, a modernização e a concentração de renda em um número mínimo de indivíduos tal luta apenas se solidifica e se destaca no cenário global, pois isso facilita os processos impostos pelo capitalismo (gentrificação, especulação mobiliária, exploração da força de trabalho, etc) e dificulta o proletariado/ trabalhador viver.
Brenda Diniz, 1 ano Matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário