Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Ideologia e controle social: uma análise marxista dos meios de comunicação

 Na obra “Ideologia Alemã”, Marx e Engels introduziram o conceito de ideologia como um conjunto de ideias, crenças e valores que geram uma falsa consciência para manter a dominação de uma classe sobre outra. Tal conceito é facilmente aplicável atualmente, ao analisar os meios de comunicação em massa, como a televisão e as redes sociais. Esses meios contribuem para a reprodução dos ideais das classes dominantes, o que dificulta o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte das classes subordinadas.

Portanto, ao apresentar a ideologia da classe dominante como algo universal, a ideologia se torna um instrumento de controle, que normaliza as relações de exploração e contribui para a manutenção do status quo. Nos últimos séculos os meios de comunicação em massa têm sido os mais eficazes para a concretização desse controle, ao definir os ideais comuns e aceitáveis para moldar a opinião pública. A disseminação desses ideais está explícita no dia a dia da população, notável em discursos políticos, porém ela também se dá disfarçadamente em grande parte do conteúdo consumido diariamente, como propagandas, programas de TV e até mesmo em desenhos infantis.

Louis Althusser, filósofo marxista, aprofundou as ideias de Marx ao analisar os meios de comunicação como aparelhos ideológicos do Estado. Esses aparelhos alienam os indivíduos de sua realidade concreta ao apresentar uma visão ideológica do mundo. Um exemplo disso seria a meritocracia, que desvia a culpa da desigualdade e do sistema econômico para a população, culpando o indivíduo por sua situação financeira ou status social.

Desse modo, a dominação capitalista se mantém através dos instrumentos de controle ideológico das massas, e os meios de comunicação tem o papel principal nessa função. Em um mundo globalizado, onde as informações circulam mais rapidamente a cada dia, é essencial ter uma consciência crítica e combater a alienação presente nos discursos da mídia para sair dessa “bolha ideológica” e compreender a verdade do sistema atual.


Yuri Chagas Gomes Maranha - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário