Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 28 de março de 2019

Desconstrução do senso comum

Em ruptura com conhecimento anterior -o senso comum-  René Descartes e Francis Bacon dão origem a um novo conceito, a ciência moderna. Onde um novo instrumento para a compreensão, que está alem dos sentidos humanos, é priorizado. 
Um instrumento guiado pela razão e pela experiência, em que ambas se complementam e são necessárias. Primeiro a observação e a dúvida, somente depois, a criação de concepções. Trazendo uma nova perspectiva de interpretação do mundo para as pessoas.

Todavia é Impossível que nossos juízos sejam tão puros ou tão firmes, eles são carregados de influências, ou Ídolos, como diria Bacon, que nos moldam e nos fazem ter falsas percepções do mundo a nossa volta. 

Uma evolução dos direitos se sucedeu, determinando garantias fundamentais do ser humano. É expresso no art 5° da Constituição Federal que deve haver igualdade entre as pessoas, sem que sejam feitas quaisquer discriminações.

No entanto, não é o que se observa na real atualidade, onde o racismo está presente nas relações sociais da sociedade e onde se é legitimado pensamentos preconceituosos.
O negro e suas culturas são perseguidos e vistos como o estereótipo crimimal. Resultado de séculos atrás, quando não houve uma integração correta dos negros com o restante da população após a abolição da escravidão e acabaram sendo deixados de lado e segregados.

Esse cenário constata-se nas tirinhas de Alexandre Beck. Em uma, Armadinho e Camilo são parados por um guarda questionando sobre de quem eram as bicicletas, o primeiro vê-se confuso por ter que provar a posse, porém o segundo mostra prontamente a nota fiscal, comprovando ser realmente o dono. E em outra situação, Camilo é chamado por Armadinho para correr até uma amiga, no entanto, ao ver que ela se encontra próxima a um guarda, desiste da proposta.

Uma ocasião que parece ser corriqueira do cotidiano para Armandinho, não é para seu amigo Camilo, que, apenas por ser negro, tem percepções diferentes acerca da sociedade em que está inserido. A criança negra é preparada desde cedo para lidar com situações como essa, Uma figura que deveria ser vista como proteção por ela, é motivo de medo. Ela tem uma experiência diferente da criança branca.

Apesar de termos evoluído em diversos sentidos, muitas pessoas ainda continuam tendo opiniões mecanizadas, cometendo equívocos e sendo mal influenciadas. É necessária uma desconstrução dessa generalização, buscando atingir o objetivo dos pensadores, Descartes e Bacon, de cessar com esse senso comum tão 
impregnado na sociedade.




Beatriz Cristina Silva Costa
Direito- noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário