Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 16 de setembro de 2012

Respostas

                A impunidade no mundo atual dificulta a credibilidade do Direito Restitutivo, do próprio sistema judiciário e em última instância do Estado em que vive-se. Apenas devido ao fato de ser composto por seres humanos já faz do sistema uma ferramenta falha, passível de erros humanos, mas se fosse apenas esse fator ainda estaríamos em grande vantagem, a realidade ainda engloba fatores como a corrupção, o conflito de interesses políticos e econômicos, a falta de acesso e o descaso com a população pobre, entre muitos outros. Como obter justiça conhecendo essas verdades?
          O Direito em vários âmbitos é estudado como ciência avalorativa, de modo a despir-se de preceitos como certo e errado para desenvolver a eficácia normativa. Existe erro maior? Se o Direito não funciona a favor da sociedade, buscando harmonia e justiça, de que vale essa ciência? Porém hoje as vertentes não mais se privam do conhecimento deontológico, e buscam através de diferentes correntes, a justiça nesse difícil sistema. Mas qual seria a solução? Existe um certo e errado universal para o Sistema Penal?
          Essas perguntas ainda não tem resposta porém, é preciso acreditar que até mesmo durante a busca por elas avanços serão feitos e a tendência é a justiça alcançada. É preciso acreditar. A outra opção nos remete aos períodos em que a justiça era paga com sangue e não haviam segundas chances. Olho por olho não dá respostas a ninguém, não melhora a sociedade. Sim, precisa-se de um punho mais firme quanto a punição mas não se deve retroceder todo o avanço adquirido, isso seria colocar um fim à civilização que conhecemos.
           Para tornar essa civilização mais justa deve-se trabalhar incansavelmente pela igualdade no acesso ao sistema judiciário, e igualmente  em seu aprimoramento. Vingança não responde às nossas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário