Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 16 de setembro de 2012

O filme "Código de Conduta" traz várias reflexões sobre comportamento, vingança e principalemnte justiça. Este último difícil de medir e muito, mas muito subjetivo. O enredo conta a história de Clyde que, não conseguindo obter resultados com a condenação de dois criminosos que atentaram contra sua família, resolve fazer justiçã 'com suas próprias mãos'. Para ele, a condenação não foi justa o suficiente. Mas até quando seria justo?
É ainda nessa linha de pensamento que o filme mostra a transformação do Direito. Este adquiriu princípios de uma ciência exata; é o Direito Restitutivo do mundo Moderno. Mas será que, em se tratando de matéria jurídica, 2 mais 2 sempre serão 4? A matemática trabalha com números e previsões, porém o Direito trata de pessoas. Cada qual com suas peculiaridades. É, pois, inimaginável poder prever todas as situações quando se fala de atos humanos.
Como conclusão, quero deixar aqui registrada uma frase do filme que muito me chamou a atenção. O promotor, ao tentar convencer Clude da coisa certa a ser feita, diz: "Não é o que você sabe, mas o que pode ser provado no Tribunal." Resta aos profissionais do Direito a difícil tarefa de, com o intuito de nao cometerem injustiças, se dediquem ao máximo aos seus casos, tendo sempre em mente de que estão lidando com seres humanos.

Maria Cláudia Cardin- 1º ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário