Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 16 de setembro de 2012

Liberdade de expressão


Foi difícil chegar aonde chegamos. O direito de se expressar, de falar, de pensar, nem sempre foi tolerado e permitido. Convenhamos que ainda nos deparamos muito com ataques à liberdade de expressão e pensamento, como o ataque a homossexuais, a discriminação perante algum estilo de se vestir, de se comportar, de se politizar...

O que assusta é a presença da intolerância dentro de uma universidade, onde se ensina e estimula o respeito à liberdade de expressão e os debates. Por mais que não se concorde, que se repugne, a melhor forma de se defender, de vencer, é apresentar argumentos convincentes, ou seja, debater com o outro à procura de convencimento e explicações.

Expulsar é uma forma autoritária e nada compatível com o espírito acadêmico. O crescimento vem das divergências, da dificuldade... E como seria interessante ter visto os estudantes debaterem ao invés de expulsar, teria sido motivo de orgulho ver como podemos expor com palavras nossos pensamentos, ver como podemos lutar com o outro através de argumentos e inteligência. Mas maior orgulho que esse é saber que não foram todos os estudantes que agiram de forma autoritária e antidemocrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário