Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 16 de setembro de 2012

Nossa "alguma justiça"


O Direito Restitutivo, em sua teoria, aperfeiçoa as pessoas, tenta adequá-las às normas e às leis, aplicando sanções quando necessário, esperando que isso ocasione bons fins sociais. Na prática, o Direito Restitutivo é muito lento, muitas vezes o desfecho soa como insatisfatório ou injusto, além de que o processo de aperfeiçoamento e restauração social é ineficiente na maioria dos casos, como exemplos as cadeias brasileiras.

Alguma justiça é melhor que justiça alguma? Considerando a “alguma justiça” o nosso sistema do Direito Restitutivo, e a “justiça alguma” a extinção do Direito Restitutivo, diria que sim, por enquanto minha opinião é de estarmos longe da perfeição, porém “alguma justiça” ainda é melhor que nenhuma.

Formas de organizar e de proporcionar boa convivência entre os indivíduos são bem vindas, o Direito Restitutivo é uma forma... Ainda cheia de defeitos a corrigir, mas acredito ser uma conquista social. Não se deve extinguir o sistema como se ele fosse totalmente descartável, deve-se aperfeiçoá-lo, é por isso que ainda se estuda muito o Direito, por isso os debates, as pós-graduações, as especializações, os estudantes... O Direito não está finalizado, seria regredir se optássemos por uma total falta de organização a um esforço de melhorar nosso sistema de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário