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segunda-feira, 1 de abril de 2024

Tribunal da internet: justiça virtual ou apedrejamento

 

O “Tribunal da internet” se trata da ação popular de pessoas nas redes  sociais que se juntam para “cancelar” (o termo será explicado no decorrer do  texto) alguém por sua conduta. Nesse contexto, essa manifestação de tribunal  na internet tem principalmente dois fatores responsáveis: a inversão de poder  existente entre pessoas de alta e baixa influência, e a segurança do anonimato  online provido pelas redes sociais. 

Primeiramente, o significado do termo “cancelar”, que se trata de quando  uma comunidade em redes sociais se une contra uma personalidade artística  influente para parar de seguir seu trabalho, pressionar marcas a cancelarem seu  patrocínio e coagir empresas a não fecharem contratos com ela. Tendo isso em  vista, é necessário se atentar a inversão de poder existente nessa ideia, a partir  do momento em que um indivíduo com pouca influência e relevância na internet  com a ajuda de outros como ele adquire a possibilidade de influenciar de forma  significativa a vida de uma personalidade artística altamente relevante; esse  poder é visto por muitos como a única possibilidade para ser importante e  exercer influência nas redes online. 

Além disso, os internautas em boa parte das vezes não se importam de serem grosseiros e desrespeitosos em seus julgamentos, como pode ser visto  por exemplo no caso da suposta traição da cantora Luísa Sonza em seu antigo  relacionamento, que chegou a ser ameaçada de morte em redes sociais e  forçada a sair do país por segurança. Tal fato, só é possível graças a segurança  do anonimato dada pela internet, que gera confiança e coragem para que cada  um diga o que quer sem medo de ser punido por isso.  

Desse modo, artistas e personalidades famosas são coagidas a agirem  de acordo com padrões para que não sofram uma retaliação pública que possa  culminar em seu cancelamento pelo tribunal da internet. O que segundo  Durkheim se configura como um fato social, devido a coação dessas figuras  pelos usuários das mídias sociais. 

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