Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Querido diário...

 

Franca, 24 de janeiro de 2013

     Querido diário,

     Finalmente fiz 13 anos! Agora posso ser considerada adolescente e enfim mamãe me deixou depilar as pernas. Não entendo bem por que isso é necessário, ou bonito, mas já não aguentava mais ter que ir de calça para a escola... A última vez que fui de short conseguia ouvir os risinhos atrás de mim e o sussurros de “ela acha que é homem?” e “que nojo”, o que me deixou muito envergonhada, quer dizer, pelo deve ser muito feio.

     A verdade é que doeu bastante, mas valeu a pena pois agora sou bonita de novo!

Até mais,

Julia.


Franca, 20 de dezembro de 2019

    Querido diário,

    Oficialmente primeiro dia de verão e claro que eu acordaria atrasada, não é? Tudo bem, coloquei um vestido meio curto e bem leve e sai correndo para não perder o ônibus. Na hora que entrei conseguia sentir todos os olhos em mim de um jeito estranho... Pensei que talvez estivesse suja de pasta de dente mas não acho que uma senhorinha ficaria tão brava comigo por isso, já que pela cara que ela fez dava pra achar que eu estava quebrando alguma lei!

    Enfim, sentei-me e quando olhei para baixo percebi: “putz” esqueci de depilar a perna. Então quer dizer que quebrei sim uma norma, só que social e aí tive que pagar a pena o dia todo com a repressão de sempre, em forma de risadinha e sussurros, mesmo em pleno 2020.

    Que saco viu, até parece que o corpo não é meu, e sim de todo mundo. Como se o que eu fizesse nele impactasse a sociedade todinha. Ah! Isso me lembra a aula de hoje... Pelo jeito Durkheim acreditava que isso se chama fato social e que a sociedade é induzida a reprovar aqueles que não o cumpre porque devemos manter o equilíbrio para não chegar a um estado de anomia ou algo assim.

    Só sei que isso alimenta nossa sociedade patriarcal, onde categorizamos até pelos como “masculino” ou “feminino”! Com tanto avanço no Direito com jurisprudências a favor da mulher e dos LGBT+ eu fico cansada de ver como as normas sociais as vezes parecem não seguir as positivadas! Ok que Durkheim disse que as lógicas sociais são mutáveis, parece que demora demais para que elas realmente mudem...

   Bom, o dia foi uma droga, mas pelo menos serviu para que eu entendesse a matéria de forma melhor né? Acho que agora vou ler um pouquinho de Naomi Wolf...

Até mais,

Julia.


Mariana Marcelino - 1º ano Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário