Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 21 de abril de 2020

Pensamento cientifico e o contexto político-social


Sócrates é considerado um dos pais da filosofia ocidental e é responsável pela criação do método socrático de debate, ou seja, por meio de perguntas ocorria a construção das verdades. Sócrates foi julgado por heresia e por corromper a sociedade. Durante seu julgamento foi lhe oferecido à oportunidade de deixar suas ideias de lado em troca de uma pena alternativa, no entanto, o filósofo bebeu o veneno, pois não podia negar as suas convicções. Hodiernamente, tem se discutido a evolução do pensamento cientifico moderno e o atual contexto político-social global marcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19).
A princípio, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, apoiou a campanha “Milão não para” que pedia para que a cidade não paralisasse suas atividades no início da pandemia do coronavírus. No entanto, três dias depois, com o aumento do número de casos e mortes, o prefeito se pronunciou e admitiu estar errado ao apoiar tal campanha. Casos como esses, nos quais figuras de autoridades fazem declarações minimizando o vírus, tem como consequências o aumento do número de pessoas que não veem a gravidade da situação. No Brasil, o Presidente Jair Bolsonaro fez o uso de expressões como “gripezinha” e “resfriadinho” com o objetivo de minimizar os riscos da pandemia a saúde pública, porém o Brasil já registra, de acordo com o G1, mais de 40 mil casos e 2575 mortes.
Outrossim, pesquisas com os remédios hidroxicloroquina e cloroquina -utilizados no combate de doenças como lúpus e artrite reumatoide- estão sendo feitas para comprovar seu efeito sobre o COVID-19, pois em alguns casos houve melhora dos pacientes, em outros não fizeram diferença no tratamento. No entanto, com a saída da notícia sobre essa droga, várias pessoas começaram a comprar esse remédio o que levou ao desabastecimento do mercado deixando indivíduos com lúpus, malária e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados. Tal fato levou a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinar tais medicamentos como produtos controlados.
De acordo com os argumentos supracitados, pode-se concluir que nem tudo está sendo baseado em pesquisas científicas e tais fatos podem ter consequências devastadoras, como a morte de indivíduos devido à falta de informação.


Maria Júlia Servilha Hasegawa- 1ºano- noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário