Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Marx na contemporaneidade

As ideias de Karl Heinrich Marx são plausíveis na contemporaneidade em certa parte, é possível a observação de alguns pensamentos marxistas no mundo do século vinte e um mesmo com o socialismo caindo em desuso após a ruína da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas na década de 90. Karl Marx como ficou conhecido tal prussiano do século XIX que forjou obras que dialogam com a economia, sociologia, filosofia, teoria social e politica. Influenciando pensadores como Mikhail Bakunin, Jean-Paul Sartre, Claude Lévi-Strauss entre outros vários intelectuais do seu século até o momento atual.
Uma das ideias de Marx que perduram no panorama atual é a luta de classes por meio de ativismo, onde em várias partes do globo ainda se demonstra a luta de movimentos, como no Brasil o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o Movimento Sem Terra e a União Nacional dos Estudantes, os quais participam do panorama politico brasileiro.
Sobre o sistema capitalista tal autor escreveu sua Magnum opus O Capital a qual é considerada por muitos pensadores uma das maiores contribuições a crítica da economia política. Na qual o autor utiliza de argumentos que se comprovam no século XXI como a desigualdade a partir da globalização a qual prejudica populações gerando desemprego como no pensamento “Hoje, há no mundo muita gente preocupada com a destruição dos mercados locais, na insegurança laboral e da perda de empregos”  de Ritschl para a BBC.
Durante O Capital em sua critica ao modelo capitalista Marx critica a apropriação da mais-valia pelos donos do meio de produção gerando exploração do trabalhador e acumulação de recursos em pequenas partes da população como no mercado atual onde uma minoria detém de grande parte do capital, sendo que a ONG OXfam divulgou dados que as 80 pessoas mais ricas possuíam no ano de 2014 riqueza no mesmo nível que 3,5 bilhões de pessoas mais pobres.
O movimento Comunista mesmo após o século XX detém de adeptos, os quais ainda seguem os ideais pregados no Manifesto do Partido Comunista. Além das criticas presentes no O Capital que ainda se demonstram atuais em variados temas como na exploração do trabalhador, nas crises econômicas e na falta de igualdade do sistema tornam Max ainda atual.

Nilton Cesar Carneiro Junior Primeiro Ano Direito Matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário