Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
segunda-feira, 16 de abril de 2018
As mudanças no capitalismo
O sistema capitalista é um sistema que passa por constantes mudanças. Mudanças essas, possibilitam a sua permanência como o principal sistema social do mundo contemporâneo. E é essa característica, presente no capitalismo, que Karl Marx e Friedrich Engels não conseguiram assimilar em seu contexto histórico.
No contexto em que Marx e Engels estavam inseridos, eles entendiam o capitalismo como um sistema de exploração do proletariado, e que tinha como tendência uma situação mais precária, tendo como única solução: a revolução total do sistema. Porém, a presença de mudanças no sistema capitalista, com finalidade de atender as demandas sociais, provocaram uma maior aceitação e adequação da população em seu sistema. Mudanças provocadas por: revoltas do proletariado, em busca de melhores condições de trabalho e poder aquisitivo ; demanda pela ampliação do mercado consumidor; e aumento na produção.
Em um contexto atual, é praticamente impossível aplicação do pensamento revolucionário de Marx em sociedades modernas amplamente capitalistas. Levando em conta a aceitação da população no sistema capitalista e os fracassos dos regimes socialistas em um todo. Contudo, em sociedades em que o capitalismo contemporâneo não esteja amplamente difundido, e que possuam uma situação mais precária do trabalhador, a difusão das ideias marxistas é mais facilitada, porém, também é dificultada pelos exemplos dos regimes socialistas e pelos exemplos das sociedades capitalistas, que em geral, sua população possui maior qualidade de vida e liberdade, seja econômica, política ou física.
O capitalismo com suas mudanças, se torna gradativamente um sistema que agrada tanto o trabalhador quanto o empregador.
Luís Augusto Pelegrini Pupo - Direito XXXV diurno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário