Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2018

As mudanças do sistema capitalista e o pensamento marxista


   Diversos sistemas já vigoraram pelo mundo: mercantil, feudal, socialista e outros; no entanto, a organização capitalista é a que vigora atualmente em quase todo o mundo. Diante disso, já existiram muitos críticos ou adeptos ao mesmo. Sobre os críticos, pode-se citar Karl Marx e Friedrich Engels, os quais acreditavam na luta de classes, sendo que os meios de produção não deviam ser exclusivos da burguesia. Porém, quando fizeram tais reflexões, o capitalismo estava nos seus primórdios. Assim, podemos discutir se o pensamento dos dois críticos contempla o capitalismo do século XXI.
   Nos primórdios, a organização era mais simples: a burguesia era a detentora dos meios de produção enquanto o proletariado detinha a força de trabalho. Atualmente, nota-se grandes transformações dessa disposição: a burguesia pode não possuir os meios de produção, já o proletariado pode possuir o meio de produção e a força de trabalho concomitantemente. Para exemplificar a primeira alteração, temos as empresas contratantes de serviços terceirizados, visto que tais empresas não dispõem do meio de produção; para exemplificar a segunda alteração, temos os servidores de sistemas informacionais, como o Uber, nos quais o servidor dispõe da força de trabalho e do meio de produção.
   De acordo com essas modificações, é visível que as ideias de Marx e Engels contemplam parcialmente o capitalismo vigente, em razão do proletário, em algumas situações, já possuir o meio de produção, mas mesmo assim continuar sendo o lado explorado.

  Brianda Invernizzi C. Soto - Direito XXXV Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário