Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

A obra "O discurso do método" e suas contribuições

       O discurso do método, obra de conhecida autoria do filósofo Descartes, abre perspectivas para a análise do conhecimento produzido pela mente humana e da transmissão deste aos seus pares. Para isso, ultiza-se da crítica excessiva, com artifício da duvida, ao desmistificar conceitos tidos como verdades imútaves porém construídas sob o olhar passional, e que foram pela simples transmissão dessas de geração a geração transformando-se em presunções incontestáveis.
       É sabido então que Descartes utilizava-se de um metódo próprio para descobrir racionalmente verdades, tentando afastar-se das tendenciosas sensações e impressões que criam paralogismos, e também as organizava em critérios e categorias de conhecimento para facilitar o estudo. Entretando, sua busca pela verdade dá-se ao rejeitar os conceitos adiquiridos desde à infancia a cerca da realidade e dos costumes que a sociedade vivencia, e que cria em virtude disso, sobre todos os aspectos, uma análise repassada de perspectiva básica e moldada no senso comum. 
       Assim, o trabalho filosófico para que se descontrua todos os conceitos infundados na razão torna-se abragente e demorado. Contudo, o simples questionamento crítico a cerca da realidade básica explicada e replicada aos seres sociais, que parta de todos os homens e mulheres, faz-se necessário para a evolução do conhecimento científico e para o favorecimento da soberania da consciência individual. 
       E assim o é pois, a partir da perspectiva de que a realidade pode ser criada e, com o benefício da crença irracional, articulada para o convencimento dos demais e para a possível manipulação intencional em massa, a sociedade se vê ameaçada de ser direcionada através da ignorância a um rumo que privilegie um grupo social culto específico, e que desconhece a alta contribuição científica e humana que uma aglomeração de pensantes é capaz de oferecer.
       Desta forma, a obra de Descartes, que contém valorosos pensamentos a cerca do conhecimento e de sua formação, contribue não apenas para a formulação de metódos científicos, mas também para estimular novos leitores à crítica analítica - ao questionamento a cerca de tudo que conhecem e absorvem.
 
Aluna Luana A. Marachini (1o ano - Direito período noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário