Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

Descartes: o método rumo à verdade


Em sua obra “O discurso do método”, o filósofo e matemático francês René Descartes apresenta um método único para a construção do pensamento científico fundamentado na razão. Esse instrumento, inerente a todos os seres humanos, possibilita a edificação e a transformação do mundo através da gradual elevação do conhecimento e da análise quanto à veracidade deste.
De acordo com o autor, a razão era uma dádiva concedida por Deus para que os indivíduos pudessem distinguir o verdadeiro do falso e, assim, consolidar a ciência. Por outro lado, era necessário esquivar-se das “más doutrinas”, como a superstição, a mágica e a alquimia, visando ao pleno domínio do ser humano sobre o mundo.
A título de exemplo, pode-se citar a teoria geocêntrica de Ptolomeu, defendida pela Igreja Católica e refutada por Nicolau Copérnico através do heliocentrismo. Esta teoria foi aprimorada por outros astrônomos, entre eles Galileu Galilei, que foi obrigado a renunciar suas ideias e cujos livros foram proibidos pela Igreja. Desse modo, constituiu-se um dogma, pois a informação foi considerada absoluta na esfera religiosa, o que se contrapõe ao preceito de Descartes de nunca aceitar como verdadeiro aquilo que não se conhece claramente.
Assim, é a partir da dúvida que a Filosofia, o Direito e as demais ciências se constroem. Não deve haver, portanto, algo que não possa ser questionado e revisado a fim de evitar a estagnação do conhecimento e promover a constante busca pela verdade.

Bianca Carolina Soares de Melo - 1º ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário