Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

Descartes e a busca pela razão

Descartes dedicou-se à busca do bom uso da razão e do bom senso, que assegurasse a veracidade e que tornasse possível julgar corretamente entre o verdadeiro e o falso.

A filosofia é incerta e duvidosa, o que a torna passível de diversos entendimentos de acordo com quem a analisa. Essa divergência de ideias é o que move tal ciência, assim como todas as demais em seu sentindo geral, a busca pelo saber e por chegar o mais próximo de uma verdade por meio de pensamentos que fujam a ideias passionais e que o façam por meio da racionalidade.

Como disse em certo ponto “A diversidade de nossas opiniões não se origina do fato de serem alguns mais racionais que outros, mas apenas de dirigirmos nossos pensamentos por caminhos diferentes e não consideramos as mesmas coisas”, assim, discorre a ideia de que a razão é igual em todos os indivíduos, mas estes diferem pela forma que a empregam.

A produção do conhecimento transforma e modifica, não apenas contemplando o ser em seu deleite pela escrita, mas empregando uma forma de compreender o mundo. O pensar surge da necessidade de inovações, do rompimento com o passado e do lucro, que vai de encontro aos interesses burgueses, que ao longo da história patrocinou a ciência como forma de modernizar, mantendo tais atitudes até os dias atuais ao incentivar novas descobertas. 

Camilla Bento Lopes
Primeiro Ano de Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário