Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

Os pilares do pensamento cartesiano

  Em "O Discurso do Método", de Descartes, há a descrição de como usar o pensamento
racional na busca pela verdade, na busca pelo conhecimento. Desse modo, a dúvida se mostra a principal ferramenta para a obtenção de tal fim. Assim, deve-se sempre questionar todos as opiniões e pensamentos, principalmente aqueles dotados com o ar da irrefutabilidade, pois é fácil ser iludido por indivíduos dotados da articulação e retórica. Segundo o filósofo, devemos conhecer vários pontos de vistas diferentes, várias culturas para discernir o verdadeiro do falso. Esse metódo deve ser utilizado na construção de ideais, raciocínios, juízos de valores uma vez que vivemos em uma época na qual o radicalismo e o egocentrismo desempenham um papel cada vez maior na sociedade contemporânea.
  É imprescindível notar também o notório conservadorismo que gira em torno do pensamento cartesiano, o que não é muito recomendado para a atualidade. Porém, em uma sociedade extremamente conservadora do século XVII, é extremamente plausível a relação entre religião versus razão, devido ao enorme poder desempenhado pela igreja. Dessa forma, essa relação não é necessariamente contraditória, Ambos, portanto, devem coexistir, inclusive nos dias atuais, nos quais o conhecimento e a razão nunca estiveram tão estimados(pelo grande número de escolas e universidades) ,e, ainda assim, vemos as religiões ainda ocupando um alto grau de importância na sociedade(inclusive no congresso?).
  Outro fator que deve ser evidenciado no texto é a humildade. Descartes reconhece que "meu propósito não é ensinar aqui o método que cada qual deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo me esforcei para conduzir a minha". Ele ainda afirma, em seu discurso, que não existe nada completamente em poder do homem. Logo, interpreta-se a impotência do homem perante ao mundo, além da sua ignorância. Claramente se vê uma possível intertextualidade com Sócrates, o pensador clássico, no que tange a insignificância do ser humano.
  Por fim, a máxima "Penso, logo existo" formulada por Descartes, no seu pensamento metafísico, demonstra o papel importantíssimo da razão e da dúvida já que são os alicerces dessa edificação chamada filosofia, que significa "amor pelo saber", saber que só pode ser obtido por meio desses pilares.


Felipe Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário