Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

O demolir da velha casa na era digital

As reflexões de Descartes expostas em sua obra “O Discurso do Método”, revolucionárias em sua época, ainda mostram-se extremamente relevante no caótico fluxo de informações característico do século XXI. Influenciado pelo ceticismo, Descartes eleva ainda mais a questão, duvidando da própria dúvida em si e, desta maneira, encontra a verdade indubitável da própria existência humana.
Ao realizar a destruição de todos os preceitos e costumes que lhe foram impostas pela sua sociedade, Descartes adquire experiência e discernimento que lhe direcionaram na criação de conclusões mais complexas e corretas, que foram postas sobre um crítico olhar racional.
E com o uso dos meios de comunicação, nunca se esteve tão fácil buscar e adquirir conhecimento. Esta facilidade, contudo, rapidamente se transforma em uma faca de dois gumes; onde se torna complicado distinguir a verdade no meio de tanta informação incorreta e descartável; onde a menor insípida mensagem pode tornar proporções gigantescas e atingir um enorme contingente de pessoas.
Desta maneira, torna-se necessário saber utilizar o método da dúvida do filósofo – na jornada da construção do seu próprio pensamento crítico, evitando sucumbir a conclusões rasas baseadas no senso comum – não somente em relações interpessoais, mas também neste novo meio virtual que se mostra cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Bárbara Jácome Vila Real; 1º ano de Direito - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário