Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

A capacidade de julgamento

          A obra ''O Discurso do Método'' de René Descartes não poderia ser mais atual. Ao considerar que a dúvida é a principal forma de se obter a verdade, Descartes incentiva os leitores a desconfiar do senso comum, aumentando, assim, a capacidade de julgamento de cada um. Essa ideia, contemporaneamente, pode ser aplicada para o questionamento das inúmeras informações que recebemos diariamente, fazendo com que o homem deixe de ser influenciado e passe a ser autor de seus próprios pensamentos.

        Além disso, Descartes considera o uso prático do conhecimento, ou seja, a mudança que ele pode causar nos seres humanos e no mundo. Nesse quesito, há uma outra discussão atual a ser considerada: a desvalorização das ciências humanas perante as exatas e biológicas. Não há como provocar significativas melhorias na sociedade sem o pesamento acerca dela, pouco incentivado hoje em dia. 

         Por isso, o ''penso, logo existo'', famosa frase do autor, é indispensável nos dias de hoje, pois, se a razão é presente unicamente nos seres humanos, deve-se aproveitá-la de forma crítica. Assim, a autonomia sobre os próprios pensamentos ajudaria no uso da ciência para ação, pois somente dessa forma o homem deixa de ser refém do conhecimento e torna-se dono de suas próprias ideias, obtendo, com isso, uma verdade sensata capaz de provocar mudanças.
       
          Mariana Smargiassi, aluna do primeiro ano de direito matutino.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário