Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de março de 2016

A falta da dúvida metódica no mundo contemporâneo

     René Descartes afirma, em sua famosa obra “O Discurso do Método”, que a dúvida seria o princípio fundamental de seu método científico para se chegar à verdade absoluta. Empreende-se que tal método consistia na dúvida metódica, como explícito em um trecho de sua obra: “por desejar então dedicar-me apenas a pesquisa da verdade, achei que deveria agir exatamente ao contrário, e rejeitar como totalmente falso tudo aquilo em que pudesse supor a menor dúvida, com o intuito de ver se, depois disso, não restaria algo em meu crédito que fosse completamente incontestável. Ao considerar que os nossos sentidos às vezes nos enganam, quis presumir que não existia nada que fosse tal como eles nos fazem imaginar".
     Analisando nossa sociedade hodierna observamos como a proposta de Descartes torna-se totalmente atual e necessária. Se alguns indivíduos de nossa sociedade(não podemos generalizar) duvidassem das informações que recebem antes de torná-las verdades absolutas, provavelmente, teríamos um mundo um pouco diferente.
     Homens e mulheres do mundo contemporâneo aceitam aquilo que esta presente no senso comum sem se questionarem, em outras palavras, acreditam em tudo que lhes é passado. Uma exemplificação disso é como as pessoas são educadas pelo que assistem na televisão. Ano passado nos telejornais ouvia-se que alunos invadiam escolas e praticavam atos radicais e de vandalismo, eram matérias sensacionalistas que não ouviam o lado dos estudantes. Com isso, muitos indivíduos, sem duvidar do que realmente acontecia com aqueles alunos que estavam lutando pela educação em um país no qual essa é sucateada, apenas criticavam a atitude dos estudantes sem buscar outras fontes.
     Minha hipótese é que se as pessoas duvidassem, pensassem, se questionassem e buscassem mais informações sobre determinado assunto antes de o tornarem uma verdade totalmente correta, alguns indivíduos entenderiam que feminismo não luta contra o homem e sim contra o machismo, que a corrupção não esta presente apenas no congresso e no senado mas também naquela pessoa que fura a fila, estaciona em vagas preferenciais e burla leis de trânsito, que não se pode criar uma fórmula para definir o que é uma família como a tentativa do Estatuto da Família, que a homofobia, o racismo, a xenofobia e todos os outros tipos de preconceitos devem ser combatidos e não perpetuados e entre outras abordagens.
     Logicamente, aceitar algo como verdadeiro sem se perguntar o porquê daquilo é mais “fácil”, a  verdade é que não pensar e não desconstruir todas as supostas verdades que adquirimos é menos trabalhoso do que duvidar das informações que possuímos, porém, se mais indivíduos utilizassem do método antigo e ao mesmo tempo tão atual de Descartes talvez tivéssemos uma sociedade que não se baseia somente no senso comum, mas que busca as informações e constrói sua própria opinião sobre os fatos.
Ana Paula Mittelmann Germer- 1º ano direito noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário