Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 21 de junho de 2015

O ser sociedade e suas células (os indivíduos)

A ideia de funcionalismo, segundo Émile Durkheim, é a de que cada indivíduo possui uma função social no todo. Assim, a função do fato social, é de manter a coesão e o equilíbrio social ao garantir que cada um cumpra seus diversos papeis, funções sociais, através das características próprias que o fato social apresenta: a exterioridade em relação ao indivíduo, existindo o fato social desde antes do seu nascimento; a generalidade, atingindo à todos e não apenas pessoas em particular; e a coercibilidade, os diversos valores e hábitos que são imputados ao indivíduo pela sociedade, sejam através da educação, da mídia etc. Papeis que podem ser de pai, esposa, filho, cidadão, empregado, patrão, consumidor.

Ainda, Durkheim defende que a sociedade possui uma consciência coletiva, que não é formada pela soma das consciências individuais, mas pelos valores morais, tradicionais e pelos costumes de uma sociedade. O ser coletivo seria formado pelos diversos órgãos, células, papeis sociais. Sofreria mutações, transformações, para se adaptar em nome da causa eficiente, a de manter o equilíbrio e a coesão sem, no entanto, alterar a aparência exterior. Qualquer desregramento nas células sociais poderia comprometer o todo. Nesse sentido, temos as sanções punitivas, por exemplo, que vão além do crime e objetivam a manutenção da ordem social, apascentando os ânimos e evitando uma anomia.


Buscando uma aplicabilidade na realidade, a busca por meios para uma maior inserção dos homossexuais na sociedade, uma questão muito em voga nos últimos anos, seria uma mutação do ser sociedade, que tem como causa eficiente reequilibrar-se socialmente, manter a coesão. Evidentemente que entram em choque aí diversos fatos sociais. Entretanto, para Durkheim, esse fenômeno seria necessário para a manutenção vital do ser coletivo. O que esse ser quer de nós é que cumpramos nosso papel social.

Lucas Camilo Lelis
1º ano - Direito Diurno
Introdução à Sociologia - Aula 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário