Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Use, seja, ouça, diga

"Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga"

(Admirável Chip Novo, Pitty)

 O filósofo francês Auguste Comte, cujo embasamento é o pensamento positivista, acredita que o mal consiste na ausência de organização. Reconhece como prioridades a exatidão e a "normalidade", inclusive nas relações entre cidadãos e Estado. Ressalta que as instituições não seriam abaladas caso os espíritos humanos se reunissem a favor de princípios em comum, sendo as divergências um grande mal social.
 Para ele, dissipar a desordem resultaria no progresso. Logo, encontrar a lógica e os fatos seriam os fins da nossa existência. Tudo teria uma lei fixa. Porém, como aplicar tal conceito teórico nos fenômenos morais, regidos pelas paixões do homem? Nesse sentido, o autor Olavo de Carvalho em seu livro "O imbecil coletivo" comete diversos equívocos quanto a suas concepções sobre os vínculos afetivos das outras pessoas.
  Isso porque ele se permite fazer um julgamento sem que haja um maior conhecimento quanto à realidade dos homossexuais. Como faria um positivista, ele considera não relevantes as causas que motivam aqueles espíritos,usando como argumentos o vasto leque de senso comum que apenas observações rasas propiciam. É fundamental o estudo constante do ser humano para que não nos apoiemos estritamente nessas ideias.
 Portanto, as novas descobertas nos possibilitam deixar para trás operações ultrapassadas. Essa seria uma utilização proveitosa do método de investigações de Comte. Por outro lado, se usado com o intuito de depreciar aquilo com que não temos similitude, o nosso "sistema preconceituoso" acaba sendo "reinstalado" e, como consequência, obedeceremos cegamente à ideologia dominante, prejudicando os grupos de pouca representatividade. 

Laura Filipini Noveli
1o ano- Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário