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segunda-feira, 22 de abril de 2019

Positivismo, homossexualidade e Olavo


  A Escola Positivista, fundada, entre outros, por Auguste Comte, era firmemente baseada no Darwinismo Social e no Determinismo. Ambas teorias sociais são pilares para fundamentar a primeira escola sociológica, ou seja, a que consagrou Comte como o pai dessa ciência. A junção dessas teorias era regida pelo princípio de ordem e progresso e criava uma escala de desenvolvimento de acordo com certos parâmetros civilizatórios definindo, portanto, quais seriam aqueles mais evoluídos e os mais selvagens entre os homens (surge, nesse momento, a ideia do “fardo do homem branco”, utilizado por várias nações para justificar o imperialismo).
  Sendo assim, quando, hodiernamente, Olavo de Carvalho, pensador sem formação acadêmica mínima, baseia-se nessa teoria pseudorracionalista de evolução social, mesmo vivendo três séculos a frente do nascimento de Auguste e, consequentemente, com um acesso a estudos científicos que desconsideram tais teorias, ele tem como função única justificar seu preconceito e intolerância, muito explícitos em seu artigo “Mentiras Gays”, no qual o guru do atual Presidente, ataca ostensivamente a já discriminada comunidade LGBT alegando falsamente, logo em sua introdução, que a comunidade se julga superior e perseguida, uma vez que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo inteiro, superando, inclusive, países onde fugir da heteronormatividade é crime.
  Ademais, além de julgar essa minoria ele ignora, conscientemente ou não, um dos princípios básicos da teoria positivista: o organicismo. Nesse ponto central de sua teoria, junto com outros fundadores do positivismo, o autor defende a ideia de que a sociedade funciona como um organismo só, e que, portanto, cada segmento seu tem grande importância para seu pleno funcionamento. Sendo assim, quando Olavo dedica-se a escrever um artigo com cunho estritamente preconceituoso, ele acaba por contribuir com uma maior segregação de uma parcela enorme da população brasileira, o que pode acarretar em consequências para a sociedade como um todo.
  Por conseguinte, é possível notar que Olavo, mesmo aproveitando acertadamente de parte da teoria ultrapassada de Comte, no sentido de superioridade de homens sobre homens, erra em um dos seus princípios mais óbvios e ofende, até mesmo, os pesquisadores acadêmicos e prestigiados do inovador pensador Auguste Comte que, ao seu modo, revolucionou o modo como o homem reflete sobre sua existência.



Mateus Andrade Ferraz – Direito Matutino

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