Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Futuro do Planeta

No futuro o planeta em que vivemos deverá sofrer inúmeras mudanças: a ciência vai evoluir, a tecnologia vai atingir um nível nunca imaginado, e o meio ambiente poderá se deteriorar ainda mais, se não começarmos a nos preocupar com ele. Teremos, portanto, enormes desafios como decidir o que é certo a fazer com a tecnologia e a modernidade que vamos dispor e como usá-la da melhor forma possível para o bem do homem e da natureza.


Há algumas décadas, por exemplo, as interações culturais e sociais eram muito diferentes do que na atualidade, não havia a facilidade de comunicação e de contato com as mais varias partes do mundo e nem a tecnologia que dispomos agora. Atualmente o ser humano está cada vez mais distante daqueles que o rodeiam, na sua rua, escola ou trabalho e mais perto daquelas, que muitas vezes, estão do outro lado do mundo, através da internet. No passado as relações eram mais humanas, já hoje as relações são menos humanas, são homem e máquina. O homem, além disso, já não tem mais a mesmos hábitos saudáveis que outrora e vive, cada vez mais, uma vida sedentária.


Daqui algumas décadas, os profissionais de varias áreas vão ter que saber como utilizar a tecnologia para o beneficio do ser humano, sem agredir o seu bem-estar, a natureza, a ética e a moral. A tecnologia não é boa e nem má, pois pode tanto salvar vidas nos hospitais, com técnicas, aparelhos e medicamentos cada vez mais sofisticados, como pode servir de instrumento para roubar senhas bancárias e clonar cartões de crédito, ou seja, tudo depende do uso que fazemos dela, e no futuro teremos que usá-la com grande sabedoria.


Concluímos que no futuro haverá varias mudanças, como houve no passado, porém o que não muda é necessidade que homem possui em relação à natureza, pois é através dela que a vida e o bem-estar humano se assentam. Além disso, devemos procurar as melhores formas de utilizar a tecnologia para o bem do homem e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário