O fato social e sua relação com a educação
O sociólogo francês Emile Durkheim, considerado o ``pai´´da sociologia, abordou ,em suas renomadas obras, temas como o fato social,suicídio,solidariedade e correntes sociais.Dentre tais temas,faz-se relevante explicar,de maneira simplista,o fato social para,assim,propor uma analogia e crítica com a educação e o ordenamento social contemporâneo.
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Em se tratando do fato social,esse é caracterizado por três princípios:generalidade,exterioridade e coercitividade.Tais princípios o definem,portanto, como a maneira de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e exercem ,sobre os mesmos, um poder de coerção.Posta essa definição,simplista,é possível agora expandir o conceito de fato social para os mais diversos âmbitos da esfera social,dentre eles a educação.Essa ocorre por meio da imposição de pais e mestres, às crianças ,as regras e comportamentos que regem a sociedade.De maneira análoga dissertava o filósofo ,empirista britânico, John Locke em sua concepção de que somos como uma folha em branco-tábula rasa-que é escrita à medida que vivemos e experimentamos o mundo(representação da influência do fato social).
Em uma análise crítica, é possível destacar os efeitos desse sistema educacional para a sociedade.Os valores e comportamentos vigentes podem estar contaminados com preconceitos –machismo e intolerância.Como consequência isso dificulta a formação de novas mentes desvinculadas desses preconceitos que são extremamente nocivos ao desenvolvimento de uma sociedade justa.Ainda mais,é possível destacar,também,a volatilidade que a sociedade moderna tem mostrado a sua evolução.Dessa maneira,a educação, como forma de imposição de valores e normas de pais e professores-os quais vivenciaram outros tempos-torna-se retrograda e não acompanha os novos anseios sociais.
Por fim,cabe concluir que a influência do fato social se da em todos os meios sociais,sendo um deles a educação e que nela pode exercem um papel negativo para a caminhada rumo ao desenvolvimento harmonioso de uma sociedade.
Alexandre Bolzani Morello-Direito noturno primeiro ano
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Em se tratando do fato social,esse é caracterizado por três princípios:generalidade,exterioridade e coercitividade.Tais princípios o definem,portanto, como a maneira de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e exercem ,sobre os mesmos, um poder de coerção.Posta essa definição,simplista,é possível agora expandir o conceito de fato social para os mais diversos âmbitos da esfera social,dentre eles a educação.Essa ocorre por meio da imposição de pais e mestres, às crianças ,as regras e comportamentos que regem a sociedade.De maneira análoga dissertava o filósofo ,empirista britânico, John Locke em sua concepção de que somos como uma folha em branco-tábula rasa-que é escrita à medida que vivemos e experimentamos o mundo(representação da influência do fato social).
Em uma análise crítica, é possível destacar os efeitos desse sistema educacional para a sociedade.Os valores e comportamentos vigentes podem estar contaminados com preconceitos –machismo e intolerância.Como consequência isso dificulta a formação de novas mentes desvinculadas desses preconceitos que são extremamente nocivos ao desenvolvimento de uma sociedade justa.Ainda mais,é possível destacar,também,a volatilidade que a sociedade moderna tem mostrado a sua evolução.Dessa maneira,a educação, como forma de imposição de valores e normas de pais e professores-os quais vivenciaram outros tempos-torna-se retrograda e não acompanha os novos anseios sociais.
Por fim,cabe concluir que a influência do fato social se da em todos os meios sociais,sendo um deles a educação e que nela pode exercem um papel negativo para a caminhada rumo ao desenvolvimento harmonioso de uma sociedade.
Alexandre Bolzani Morello-Direito noturno primeiro ano
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