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segunda-feira, 9 de abril de 2018

A mulher e a Ordem


   O sociólogo e cientista político Emile Durkein nos levam a questionar o por que de cada sociedade ser regida de uma forma e o que impões esse modo de se auto-regular. No pensamento Durkein, existe uma força imposta aos nossos pensamentos que só vemos quando não queremos ceder. E não ceder é um ato corajoso e arriscado que nota-se, por exemplo,  ao contrapor a ordem estabelecida à vida da mulher sufragista do século XIX, onde tem-se a reivindicação do voto universal como uma ameaça a ordem.
   A medida que os movimentos de emancipação da mulher conscientiza ele  pende para o lado da funcionalidade, desvinculando-se da anomia.  Mas não necessariamente  essa mudança se torna parte da ordem. Isso se da em razão de que mesmo que historicamente conquistados, direitos que ofendem a regularidade nunca são plenamente garantidos.
   A titulo de exemplo ,embora a mulher contemporânea tenha conquistado o direito ao divórcio, em um instinto intensificado de conservação da ordem, o instinto de vingança do homem pode muitas vezes levá-lo ao feminicídio. Pois no pensamento de Durkein uma sociedade machista é normal, e uma mulher livre é disfuncional o que causa uma reação.
   Em sua obra “ O que é um fato sócial?” o autor citado diz que não é obrigado a nada, mas é impossível agir de outro modo, pois a sistemática age independente do uso que faça dela. Tem-se como exemplo- uma mulher que possui conhecimento de seus direitos. Ela sabe que tem ampla autonomia  para escolher suas roupas, mas se também souber que o direito moderno não é a força motriz de nossa moral (e sim os costumes religiosos)  sabe que precisa muitas vezes precisa decidir-se entre sua liberdade e sua segurança. Pois há como violar a conduta, mas nem sempre é proveitoso.
  A luta popular feminina ainda sim não recua buscando, com toda sua força dentro de sua possibilidade,entrelaçar liberdade e segurança da mulher, apesar da ordem.



Amanda Ricardo- Direito Noturno

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