Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O pensamento Durkheiniano na sociedade contemporâna

Émile Durkheim define fato social como uma coercitividade que atinge as pessoas em uma sociedade. Essa coerção é exterior ao individuo. Desse modo, o fato social influencia os cidadãos. Por exemplo, desde o modo de se vestirem para uma certa ocasião até pensamentos políticos e ideológicos em um ambiente universitário, que teoricamente deveria ser um espaço aberto para várias opiniões diferentes a fim de enriquecer o debate e a heterogeneidade de ideias. Contudo, na prática, é bem diferente. Nota-se um ambiente muito mais hostil, que refuta qualquer tipo de pensamento que vá contrário à corrente ideológica dominante. Assim, o fato social está presente no cotidiano das pessoas.
Outro ponto importante a ser discutido no pensamento Durkheniano é o conceito do funcionalismo. Segundo o filósofo, a sociedade é como um organismo. Os indivíduos seriam as suas “células” e, na sociedade moderna, há uma interdependência entre as “células”, algo que Durkhein denomina como “solidariedade orgânica”. É interessante notar que, quanto mais desenvolvida for uma sociedade, mais dependente as pessoas estarão umas das outras.

O problema é quando o individualismo começa a ofuscar a solidariedade. Essa Deficiência pode ser chamada de anomia. Analogamente, no Brasil e no mundo, nota-se cada vez mais esse egoísmo das pessoas, discurso de ódio mascarado de liberdade de expressão, preconceito, racismo, ataque às minorias, repressão aos refugiados, tudo o que segrega a sociedade pode ser considerada uma tentativa de quebrar com a coletividade, ou seja, pode ser considera uma anomia. O combate a essa “doença” se dá justamente com o estudo e combate a qualquer tipo de segregação, por meio do ensino e do respeito à diferença de ideias, opiniões. Desse modo, pode-se atenuar o tumor da anomia e se construir uma sociedade mais justa, mais bonita, mais coletiva.


Felipe Vital- direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário