Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 9 de agosto de 2016

A contemporaneidade de Emile Durkheim


É impressionante como as ideias de Emile Durkheim, sociólogo do século XIX, conseguem ser atuais nos dias de hoje. Talvez se encaixem até mais na atualidade do que naquela época; visto a proliferação dos meios de comunicação em massa como a Internet (que reflete a sociedade global e seus anseios). De fato, Durkheim versava sobre a predominância do social, do todo em si, em relação ao individual. O individualismo verdadeiro não existe; toda ação teria seu motivo e origem no plano social.

Para demonstrar isso, tomemos o exemplo do jogo do momento: Pokémon go, um produto que já está sendo jogado por milhões de pessoas. Mesmo assim, há indivíduos que são ‘’contra’’ o jogo, pois eles se consideram ‘’diferentes’’ e ‘’imunes’’ à toda pressão social ;em outras palavras, são contra as ‘’modinhas’’. Mas isso não seria necessariamente verdade. Durkheim, se estivesse vivo hoje, provavelmente diria que esses indivíduos ditos ‘’diferentes’’ e ‘’imunes’’ aos demais são apenas reflexo de outro grupo social, e tomam essa atitude pois esperam uma certa reciprocidade desse outro grupo. A sociedade de massa de que eles tanto são contra é prevalente de qualquer forma; e suas ações são forjadas pelo coletivo de onde eles possuem contato.

Podemos ir além com o mesmo exemplo do Pokémon Go e mostrar novamente como ele exemplifica as ideias de Durkheim. Quando um jogador é banido do jogo por ‘’trapacear’’, a desenvolvedora não está fazendo isso para educar o infrator; e sim para atingir a consciência coletiva e usá-lo como exemplo de que jogadores desonestos não serão tolerados. Fazendo isso, ela evita essa patologia (trapaça) de se espalhar no universo social de seu produto e causar uma ‘’anomia’’; onde as leis criadas pela desenvolvedora não valem mais nada e o caos se instaura levando ao desmoronamento/falência do jogo. Essa ideia de anomia pode ser aplicada à diversas outras situações, e claro, até para o Estado de Direito. Dito isso, podemos considerar Emile Durkheim como um sociólogo certamente à frente de seu tempo.


André Luís de Souza Júnior

1º Ano Direito Noturno UNESP 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário