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domingo, 18 de março de 2018

Positivismo, Darwinismo social e Meritocracia: Estática x Dinâmica


    O Positivismo como influência para o meio social surgiu com força em uma era conturbada. Além das inúmeras revoluções político-sociais, ocorre neste momento a Revolução Industrial, que tem como substrato uma grande diferenciação entre os Homens e a sua divisão aparente em classes sociais. Para entender a mobilização de indivíduos nos movimentos sociais, Comte propõe uma nova ciência que visa o controle desses movimentos, garantindo o progresso da civilização e configurando o conhecimento moderno como sinônimo de domínio para seus detentores.
    Embora essa ciência se ocupe em obter o desenvolvimento e a mudança, essa última não significa uma “Revolução verdadeira”, como veremos mais adiante. O sentido da mudança obtida é puramente delimitado para a manutenção das chamadas “Instituições” que regulam o convívio social e contém as mobilizações sociais para garantir a Ordem vigente. Sem o ideal de Ordem, a sociedade seria impossibilitada de progredir, vítima dos distúrbios causados por esses movimentos, que afrontariam as Instituições e com isso quebrariam a Estática, princípio fundamental que Comte desenvolve para a evolução da sociedade.
    A Estática é regulada pelas Instituições, sendo as últimas formais ou não. O direito como instituição formal e a Moral como informal são exemplos dos valores que o Positivismo prega como estáticos para a fluidez do desenvolvimento. O rompimento das Instituições, causado pela vontade de ascensão das classes subalternas (representação básica da fuga do lugar social) configura a desordem, a quebra da Estática. Os lugares sociais dos indivíduos são todos de igual importância para o positivismo (no contexto do corpo social como um todo), embora exista uma certa hierarquização.
    Para reforçar as Instituições e manter a sociedade livre dos anseios populares das “Revoluções verdadeiras”, o Positivismo prega a negação dos Desejos e ambições mais Intrínsecas do Homem para o bem da sociedade como um todo. Nesse ponto, o Positivismo busca conformar o Homem de sua condição e lhe imbuir o respeito às Instituições, pregando que os anseios de ascensão são egoísmos do Homem. A meritocracia, por sua vez, embora não negue ao indivíduo a possibilidade de troca de lugar social, só permite tal fato caso as Instituições sejam respeitadas (Direito, Moral, Família), o que torna virtualmente impossível a Dinâmica por parte das classes subalternas, garantindo a manutenção da Estática e a consolidação do poder de uma classe dominante pelo Darwinismo social. A manutenção das Instituições e a proteção de suas estruturas dos movimentos populares buscam, em último grau, manter o conformismo social e as Revoluções periódicas das classes dominantes, que mantém a Estática e as Instituições aparentemente inabaláveis.

Turma Direito Diurno 1° Ano  Matrícula: 181224763

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