DOMÍNIO
O positivismo, método de ordenação das variadas sociedades, proposto por Auguste Comte, pensador do século XIX, apresenta a regularização da estaticidade hierárquica das civilizações, ideia relativa aos progressos científico e social, os quais atingiriam suas apoteoses no estágio positivista. Malgrado as proposições do filósofo possuírem serventia para indivíduos e órgãos conservadores até períodos hodiernos, faz-se mister ressaltar a obsolescência das aparentes necessidades organizacionais sociais, as quais podem provocar insatisfações e irregularidades à vida humana.
Seguindo essa linha de raciocínio, atenta-se ao fato de que a ciência positivista possui como lema a sentença "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim", sendo o segundo elemento referente a uma hierarquização dos componentes de um determinado agrupamento social. Por esse viés, haveria uma valorização mútua de todos os setores laborais, já que todos os membros desse organismo portam relevância, no momento em que apresentam certa utilidade. No entanto, a ideia de Comte, acerca do respeito entre os setores, é deturpada, devido às disputas referentes aos variados graus de importância das funções e, também, em razão do controle desmedido exercido pelo o que o filósofo viria a denominar "cabeça" do organismo, sobre os "braços" e "pernas" deste.
Nesse sentido, vale rememorar como a persistência desse modelo científico real, ou seja, materializado e distanciado de sua fonte original, ainda produz situações em desfavor da dignidade humana, tal qual, por exemplo, o trabalho escravo em território brasileiro. No país, é definido pelo artigo 149, do Código Penal, que a redução de alguém à condição análoga a de escravo recebe a pena de reclusão de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Não obstante a lei, a generalidade do fenômeno é perceptível, não somente por questões econômico/financeira mas, em especial, pela crença do direito de domínio sobre o outro, em decorrência de uma posição social considerada inferior à do explorador.
Percebe-se, pois, a tentativa de Comte em organizar a sociedade, atribuindo a honra em todas as facetas trabalhísticas do conjunto social. É necessário ressaltar, porém, a ineficácia do método sob o julgo dos homens, os quais o modificam e o adaptam com o fim de que o positivismo torne-se apto a atender os vis impulsos humanos de dominação e controle social.
Giovanna Siessere Gugelmin - turma XXXV - matutino.
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