Auguste Comte foi um
filosofo francês do século XIX, que influenciou fortemente as ciências humanas
e a política, ele iniciou um novo campo de estudo das ciências humanas, a
sociologia. Comte será o primeiro pensador a estudar a sociedade de maneira
cientifica. Um dos conceitos fundamentais do positivismos, cunhado pelo próprio
e presente na bandeira (ordem e progresso), é que para haver progresso deve
haver ordem, ou seja, para que haja o desenvolvimento da sociedade deve haver o
controle dela.
Podemos dizer que foi
graças ao positivismo que a República Brasileira foi proclamada, as ideias
positivistas começaram a se difundir principalmente nas forças armadas
brasileiras, após a guerra do Paraguai. Foi nesse contexto de instabilidade, de
crise social, com movimentos abolicionistas, crise economia por causa da
guerra, crise politica entre os apoiadores monarquia e seus opositores, foi
neste contexto de desordem, que o positivismo floresceu. Foi assim que os
militares estabeleceram a ordem, com a proclamação (ou golpe) da República.
O positivismo,
enquanto corrente sociológica, estuda as relações humanas e os fenômenos
sócias, ele estuda os aspectos que mantém e que mudam a sociedade, aquilo que se
define como estática social é ela que mantém a ordem e a coesão da sociedade.
Portanto para o positivismo as mudanças sociais até podem ocorrem, mas as
instituições devem continuar as mesmas, para que haja ordem.
Em suma, o
positivismo defende que o Estado, enquanto organização deve impor uma estrutura
de ordem para planejar a sociedade, para que assim ocorra o progresso. Esse
conceito pode ser perigoso, já que delega que o Estado, através da força,
decida quais rumos a sociedade deve tomar a participação popular não faz parte
do plano social no positivismo.
No Brasil essas
ideias são bem perceptíveis, quem proclamou a república foram os militares,
onde só quem poderia participar eram homens alfabetizados e proprietários de
terras, ou seja, o grosso da população brasileira continuava vivendo a margem
da república; os escravos que tinham acabados de ser alforriados, não foram se quer
cogitado a serem inseridos na sociedade, pelo contrário tiveram suas expressões
culturais, como o samba, a capoeira, a umbanda, o candomblé, etc, proibidos; os
camponeses foram obrigados a se sujeitarem aos latifundiários e aos coronéis,
graças à política do café com leite, etc.
Todos esses problemas
sociais, entre outros, eram mantidos graças à ordem, que era a policia, o
exercito, a elite econômica. Ou seja, o positivismo defende a manutenção
dos status quo através da violência e a desigualdade. Essas
ideias vigoraram por muito tempo na sociedade brasileira, na república do café
com leite, na era Vargas, na ditadura militar, etc. Essa situação só foi
começara a mudar por causa das manifestações populares, pela luta contra as
instituições da ordem. Foram as lutas sócias brasileiras, e não a ordem, que
levou o progresso, seja a CLT que anarquistas e sindicalistas lutaram, o
direito a terra que camponeses e índios lutaram, leis contra o racismo e a
violência doméstica, que negros e mulheres lutam, etc. O positivismo pode ser
uma ótima ferramenta para estudar a sociedade, porém pode ser uma ótima
ideologia para ditaduras.
Yannick Noah Ferreira Silverio - Turma XXXV(Matutino)
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