Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Respeitar é preciso !

Os transexuais são pessoas que nascem com um determinado sexo, mas que psicologicamente não se identificam com este. Sofrem os mais diversos tipos de preconceitos e marginalização. Recentemente, saiu na imprensa o caso de uma transexual que estava concorrendo ao cargo de direção de uma universidade. Lembro que na época houve toda uma discussão e um grande acompanhamento da mídia. Infelizmente, vendo os comentários na internet pude constatar o quanto uma considerável parcela da população, ainda são agentes da discriminação. Comentários ofensivos foram dirigidos a candidata, como se o grupo a que ela pertence só pudesse trabalhar em sub-empregos. 
Nesse contexto, percebe-se o quanto é difícil para um transexual viver em uma sociedade em que há o desrespeito a sua condição como pessoa. Essa falta de respeito é um dos motivos que contribuem para que alguns transexuais veja a cirurgia de mudança de sexo atrelada a mudança de nome, como um dos caminhos desejáveis. 
A cirurgia de mudança de sexo é muito custosa e também muito dolorosa para quem realiza. Por isso, há um grande acompanhamento de psicólogos e profissionais da área, antes de sua realização. Uma questão que vem sendo abordada atualmente é em relação ao custeio da cirurgia via SUS. Alguns acham que a cirurgia não deveria ser realiza pelo SUS, pois tendo em vista que há uma grande demanda em outras áreas da saúde e uma saturação do sistema, os recurso destinados deveriam ser canalizados para essas diferentes áreas. Aqui a questão da racionalização formal proposta por Max Weber se mostra bem presente.
Apesar da saturação do SUS, entendo que o Estado deve garantir o direito a vida e liberdade dessas pessoas. Esses são Direitos Naturais e que devem ser respeitados, Não pode haver um individuo com mais direito a vida do que outros. O fato de uma pessoa não ter o direito a realização da cirurgia de mudança de sexo, dependendo do psicológico da pessoa, pode levar essa pessoa a cometer o suicídio. 
A questão do transexual é algo muito complexo e que merece atenção. Temos que ter claro que a cirurgia de mudança de sexo é adequada para alguns tipos de casos. Não deve ser encarada como a única resolução dos problemas. É necessário um debate muito mais amplo e que dê enfase numa das raízes do problema que é a discriminação.

Abaixo um poema de Virginia Guitzel, sobre o tema da transexualidade 

Colorir
Faltará tinta
No dia que o céu for livre
Pra todos serem o que são
Cobertos pelo sol, sem nenhum tipo de opressão
Faltará nomes
Pra descrever o mundo sem as misérias
O que sentimos, o que nos tornamos
O novo ser sem medo de viver
Faltará a falta que nos entristece
Que hoje enche o peito de vazio e fumaça
Não faltará amor, não faltará sonhos
O novo mundo se abrirá para o futuro
Onde o presente dominará o passado
E nossos corações enfim serão salvos

Renan Batista de Carvalho
Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário