Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Utilidade social


Baseado no texto “A Solidariedade devida à divisão do trabalho ou orgânica”de Emile Durkheim somos capazes de discutir um grande conceito trazido pelo autor: a solidariedade.
            A solidariedade segundo o autor se daria pela complementaridade das funções sociais. Assim, na sociedade pré-revolução industrial, reinava a solidariedade mecânica já que todos possuíam praticamente a mesma função social, sem que houvesse grande diferenciação de trabalho. Posteriormente, com surgimento de inúmeras fábricas e tecnologia, houve uma grande diferenciação de tarefas, ou seja, cada ser humano possui deveres, uma utilidade social diferente, o que permite classificar essa “nova” sociedade em solidariedade orgânica.
            Interessante se faz notar o quanto a sociedade capitalista em que vivemos abraça a classificação das pessoas baseada em sua utilidade social.Um exemplo? Desde nova as crianças possuem a sua infância ameaçada por perguntas do gênero: “o que você vai ser quando crescer?” – em outras palavras é como se perguntassem: “atualmente, você não é nada, mas como você pretende ser útil economicamente a sociedade?”. Essa ideia de conseguir alguma utilidade social é um dos maiores pesadelos, ops, digo, preocupações do ser humano.
Olhando por outro enfoque, percebemos que a solidariedade pode ser orgânica, mas a sociedade, por sua vez, é robotizada, mecanizada, a inteligência, então, nem se fala. Aqueles que possuem o privilégio de serem educados em alguma escola, universidade, são instruídos em uma educação que busca “formar” e não “libertar”. Não há o desenvolvimento de uma inteligência criativa, aquela responsável por nossa salvação, existência, aquela que conseguiu dar solução aos problemas de um corpo não especificado, proporcionando que criássemos roupas, casas, carros, armas, geladeira, fogão...   enfim, tudo que instrumentalizasse um corpo tão frágil como o nosso.
            Questiono-me até onde conseguiremos e admitiremos viver em uma sociedade com solidariedade orgânica. Não, não estou sugerindo que voltemos ao Paleolítico ou Neolítico, mas até a onde a função social de alguém pode sobrepor o que há de mais belo em um ser humano que é simplesmente a sua humanidade. O mundo está muito individualista, sombrio, aquele que “senta ao seu lado na sala de aula, pode ser o seu concorrente, tirará o seu emprego, a sua função social, a sua utilidade social, a sua tarefa econômica...”. Que desperdício de tempo.  Quantas oportunidades perdidas de engradencer a vida, não é Benjamin Disraeli? Afinal "a vida é muito curta para ser pequena.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário