As ideias proposta no texto "Curso de Filosofia Positiva", de Auguste Comte, são na maioria das vezes má interpretadas por outros pensadores, que acreditam que os ideais do autor e da filosofia que ele defende transformam os seres biológicos em sistemas físicos. As críticas se estendem também quando Comte afirma que o espírito positivista deveria ser melhor compreendido pelos operários, que tinham suas funções ligadas e em contato direto com a natureza, o que nem sempre é verdade.
Para que as ideias de Comte sejam melhores assimiladas é necessário fazer a divisão de estágios de conhecimento que ele próprio fez. Primeiramente, é importante ressaltar que cada um dos estágios "infra" citados ocorre pela racionalidade presente no ser humano. E, para Comte esses estágios estão em ordem crescente de evolução epistemológica.
O Estágio inicial, conhecido como Teológico é marcado pela tentativa de buscar a arché, apesar dessa palavra ter sido criada apenas posteriormente. Nesse estágio o censo crítico é menor, caracterizando uma infância do conhecimento humano, por isso o apego ao sobrenatural. Exemplos clássicos desse estágio é o politeísmo ou mesmo o animismo.
O Estágio secundário, conhecido como Metafísico é caracterizado por amadurecimento do conhecimento, a arché ainda é objeto de cogitação, maso grau crítico para as respostas dadas pelo homem se eleva. O homem busca analisar os motivos de forma racional e abstrata. E, são exemplos dessa evolução os chamados alquimistas e os astrólogos, que tentam fazer investigações científicas, mas são atrapalhados pelas quimeras do estágio inicial. O que pode marcar mudança entre esses estágios é a crença em um único DEUS.
O Estágio final é o mais completo e reflete o amadurecimento sofrido nos outros estágios. A arché deixa espaço para procura de outros conhecimentos, como por exemplo os meios que levaram ao surgimento de todas as coisas, que de uma forma mais abrangente é a própria ciência. Nesse estágio surge as ideias conhecidas como positivistas, que são justificadas pelo método científico.
O positivismo e a solidariedade abordada por ele, no meu ponto de vista, mostra que as inter relações do ser humano são necessária para a manutenção da sociedade e cabe a própria Sociologia o estudo dessas relações. Afinal, o mundo só evoluiria plenamente se o ser humano respeitasse e entendesse a função individual exercida e que essa função é indispensável para a manutenção da sociedade, nesse ponto concordo com Comte, seja a pessoa um advogado ou um pedreiro, cada um exerce uma função e isso faz com que a sociedade evolua. O conhecimento, tanto técnico como científico, auxiliam na superação da fragilidade filosófica do ser humano, segundo Comte.
Por fim, se o positivismo de Comte tivesse sido realizado em toda sua plenitude estaríamos vivendo não em casas, mas em colméias.
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