Total de visualizações de página (desde out/2009)

3151706

segunda-feira, 7 de abril de 2025

A desordem mundial e ordem religiosa

 A polarização ideológica do mundo é um dos principais fatos da contemporaneidade, seja em âmbito político, quanto no religioso, a causa disso é a atual situação geopolítica e social do planeta, com guerras e conflitos acontecendo e crises econômicas, ambientais e sociais por todos os lados, essa desordem mundial fortalece grupos fundamentalistas, uma vez que em momentos de instabilidade, os seres humanos se tornam mais vulneráveis a esses domínios.

Notamos isso ao analisarmos a história: Com o fim do Império Romano do Ocidente, o início da Idade Média e consequentemente o surgimento do feudalismo, a Europa se encontrava dividida politicamente e territorialmente em diversos feudos, controlados por senhores feudais. Essa separação política e territorial foi contida pela unidade de poder religioso exercido pela Igreja Católica, que nesse momento de “crise política” e guerras, conseguiu a conversão de diversos fiéis devido a vulnerabilidade social das pessoas da época, o que garantiu a expansão da fé católica e a garantia dos interesses das autoridades religiosas. Esse aproveitamento da Igreja para instaurar sua supremacia na Europa só foi possível graças a vulnerabilidade que o a sociedade europeia estava, em um periodo de incertezas e inseguranças, o surgimento de uma força capaz de conter e proteger o povo ganha força e consegue instaurar sua soberania.

Tendo isso em mente, notamos que com a desordem no mundo físico, recorremos a ordens extraterrenas, espirituais, através da religião; Notando que não temos controle da situação, recorremos a deuses e santidades na esperança de encontrar um propósito e uma razão para tudo. É nesse sentido que Gabriel O Pensador canta: “Astronauta, tá sentindo falta da Terra? Que falta que essa Terra te faz? A gente aqui embaixo continua em guerra, olhando aí pra lua implorando por paz” Nesse caso, o ato de olhar para a lua e implorar por paz, remete justamente a ação de recorrer ao sagrado nos momentos de tensão.

Sendo assim, podemos concluir que o mundo está sim fora de ordem, o que consequentemente faz com que a ordem fora do mundo ganhe força, essa ordem sendo de caráter religioso e sagrado, isso é justificado pela natureza do ser humano de recorrer ao divino em momentos de instabilidade e tensão,  características essas que se enquadram exatamente no atual contexto mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário