Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Percepção humana contemporânea abalada

O filme "Ponto de Mutação" aborda, principalmente no tocante ao modo de visão sobre o mundo, a temática de conflito humano presente no contexto contemporâneo de desequilíbrio e de intenso desenvolvimento dos métodos e das estruturas técnicas. A abordagem do assunto dá-se num castelo medieval francês, onde se localizam três personagens, seguindo uma lógica dialética: o poeta Thomas, que pode ser personificado na figura do telespectador e na síntese, a ex-física Sonia, personificada na anti-tese e o político Jack, personificado na tese.

O estopim do desenvolvimento da reflexão do filme é a discussão acerca da maquinaria de um relógio antigo, presente numa sala ocupada pelas personagens. Nesse sentido, Sonia expõe sua crítica ao mecanicismo contemporâneo e à visão cartesiana aplicada à contemporaneidade. Seguindo esse raciocínio, a cientista expõe o aspecto fragmentado e reducionista que compõe a forma de conhecimento humano e a abordagem do mundo pelos homens.


Ao longo do enredo, Sonia, frustrada pelo destino malévolo que sua pesquisa sobre raios x assumiu, elucida seu pensamento a partir da exposição da crise de percepção pela qual os homens sofrem. Sob uma ótica quixotesca, a mulher ressalta a visão newtoniana e baconiana, além da cartesiana, como denegridora do homem contemporâneo, que possui não uma visão sistêmica e humana sobre o mundo, mas uma visão egoísta e compartimentalizada. Para tanto, evocam-se assuntos, como sustentabilidade, futuras gerações, problemas sociais (como a superpopulação) e conflitos bélicos, ressaltando a deficiência humana, muitas vezes personificada no político Jack, em desvincular-se da ideia reducionista.


Por fim, a ex-física propõe, agora sob uma ótica idealista de Sancho Pança, a Jack a teoria dos sistemas vivos, pautada em um raciocínio ecológico, que expõe uma percepção sistêmica sobre tudo que compõe o universo, levando-se em consideração que as construções do mundo calcam-se na relação entre as pessoas e entre os átomos.

Luiz Henrique Garbellini Filho - 1 ano Direito - diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário