Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Interdependência da Desconstrução
 
     Mindwalk (Ponto de Mutação), longa dirigido por Bernt Capra e baseado no romance de seu irmão, aborda as diferentes maneiras de entender o universo e as relações interdependentes existentes nele. Os assuntos são discutidos e os personagens desconstruídos à medida que percorrem uma instalação medieval, a qual os faz refletir sobre a existência, a mecânica do mundo, as relações entre os seres vivos e como estas afetam a realidade daqueles.
     Participam da discussão três personagens: uma cientista que teve sua pesquisa pervertida para fins bélicos, um político ex candidato à presidência dos EUA e um poeta. A cientista e o político divergem visões em quase todos os assuntos: a primeira vê o mundo de uma maneira mais orgânica, na qual torna-se impossível analisar e achar solução para um só fato, visto que ele é fruto e/ou causa de um outro fato, essa é a teoria dos sistemas vivos; o segundo entende o mundo de uma maneira mais mecanicista, cartesiana e racionalista, vê o universo e as relações nele como parte de uma máquina, exemplificada em um relógio, podendo, somente, uma peça ser consertada para o funcionamento do todo. O debate travado entre eles praticamente deixa de lado o poeta que, a meu ver, representa a subjetividade. Por mais que tentamos afastar o aspecto subjetivo da construção mental, ele norteia todas as nossas concepções e ideologias.
     Os dois "protagonistas" do debate, evidentemente, modificam a visão um do outro, principalmente o político, que por meio das ideias da cientista, aceita que tudo está ligado e que a política pode fazer mudanças estruturais na sociedade, não só pequenas medidas imediatistas. Por fim, até convida-a para fazer parte de seu programa político e para "modificar" sua agenda e, consequentemente, o Estado que governaria. Entretanto ela, muito bem certa e formada de suas ideias, recusa a proposta para continuar em paz, refletindo acerca de tudo na ilha.

Maria Clara Silva Laurenti, 1º ano Direito matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário