Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de março de 2016

As faces de um mesmo ser

O filme “O ponto de mutação”, baseado no livro com o mesmo nome, apresenta como linha principal a exposição do pensamento sistêmico baseado na análise cientifica constituída pela integração das diversas áreas do conhecimento encadeadas. Os diálogos propostos entre o político, o poeta e a física, durante toda a obra, acima de uma apresentação de uma teoria, se colocam como facetas internas de Fritjof Capra, que curiosamente, como físico teórico, analisa no viés cientifico e filosófico o modelo cartesiano em relação à teoria holística.
O autor aparenta transparecer na obra o esforço progressivo pela materialização de um exame das adversidades da sociedade atual por uma perspectiva universalista, à medida que considera, dessa forma, as infinitas relações que se constroem ao redor desse problema e não o focando como parte distintiva e exclusiva. Entretanto, a constatação de uma política engessada e construída por meio de autômatos financiados, que mantem determinados interesses, atestam à dificuldade conjuntural da colocação em pratica de tal concepção.
          A menção e consideração às gerações futuras, em contraste ao cenário medieval em que se constrói o diálogo do filme, desse modo, apresenta o pensamento da “mudança continua que mantem o padrão” que da mesma maneira que anteriormente colocado por Descartes, não desconsidera as produções científicas do passado, mas apresenta uma nova linha de reflexão que encontrou ampla pertinência, a partir da dificuldade de compreensão cientifica acerca da física das partículas e da física quântica através do método que considera as partes independentes. Deve-se considerar ainda a indicação da teoria sistêmica em relação à interdependência entre os seres e as partículas, que mantém uma constante conexão e, acima de tudo, se fazem igualmente necessárias à conservação das partes, como no meio ambiente, por exemplo, demonstrando assim a necessidade de construção de uma sociedade sustentável em seu mais amplo sentido.
 Rafael Varollo Perlati       1o ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário